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Melhores práticas da WashTec:
Os antigos lavavam bem, mas estes novos sistemas lavam ainda melhor
O proprietário Rolf Burgert garante automóveis mais limpos em Achern, na região de Baden, com dois pórticos de lavagem WashTec SmartCare. Já em 1978, a empresa operou o primeiro sistema de lavagem da cidade.
O pórtico de lavagem SmartCare é considerado na WashTec o Rolls-Royce do portfólio de produtos. Por isso, não foi surpresa quando o gestor de marketing Thomas Brenner anunciou que em Achern, no início da famosa Estrada da Floresta Negra havia dois Rolls-Royce num posto de combustível Esso.
Queríamos saber de Rolf Burgert, que garante carros limpos na Fautenbacher Straße 20 há mais de vinte anos, como é que um operador usa dois equipamentos de primeira classe num único local.
Tudo começou em 1978, quando nas instalações de um grande posto de combustível Esso foi instalado o primeiro sistema de lavagem de Achern, em um dos dois pavilhões. Era um pórtico Christ usado vindo da cidade vizinha de Baden-Baden. Nos primeiros anos, existia uma oficina no outro pavilhão. Mas, com o crescimento do negócio da lavagem de automóveis e o declínio da oficina, também devido a intervalos de manutenção mais prolongados dos veículos, em 1996 foi instalado um sistema de lavagem também neste pavilhão. Nesta altura, a lavagem de automóveis era um negócio ainda melhor que hoje, afirma Burgert, naturalmente também devido ao facto de hoje a concorrência ser maior.
No entanto, isto não impediu o mecânico de formação a reestruturar o seu negócio de lavagem de automóveis. Após mais de 80 000 lavagens, era altura de substituir as máquinas e o profissional optou por dois pórticos de lavagem SmartCare da WashTec. "Antes da montagem dos sistemas", conta Rolf Burgert, os pavilhões foram recuperados pela euro-top, uma empresa especializada na renovação de postos de combustível e lavagem. As paredes e o piso receberam revestimentos novos." Para o operador, o investimento que compensa. "Só posso recomendar a empresa", acrescenta. Para Burgert, o aspeto exterior limpo das suas instalações desempenha um papel importante: "Vendemos limpeza aos nossos clientes, por isso também temos que prestar atenção ao cuidado das nossas instalações."
Esta era a situação em fevereiro de 2021. Em ambos os túneis de lavagem com 12 metros de comprimento e uma parede em vidro, "rolam" os "Rolls-Royce" da WashTec Inteligente, porque basta uma ligação à internet para que os operadores se possam ligar ao sistema de lavagem a partir de qualquer lugar do mundo. Graças ao acesso remoto, é possível medir e monitorizar facilmente todas as configurações a qualquer momento com um clique do rato e adaptá-las individualmente ao seu negócio e às suas necessidades: sejam preços, dosagem de produtos químicos ou os programas de lavagem. Deixa de ser necessário um técnico de assistência para estas configurações. Por exemplo, Rolf Burgert pode mudar do modo de funcionamento de verão para inverno, adaptar os programas de lavagem ao tempo ou à carga de trabalho atual de forma independente. E com um só clique, é possível otimizar a relação entre a melhor qualidade e a maior velocidade consoante a situação.
A situação é semelhante na dosagem dos produtos químicos da lavagem, que são usados onde são necessários, e o nível de enchimento é exibido com precisão para permitir uma nova encomenda em tempo útil. Graças ao acesso remoto, o operador pode controlar comodamente com um clique a dosagem dos produtos químicos da lavagem em função do programa. Para a largura de passagem, Burgert optou pela variante de 2,58 metros. São possíveis até 2,66 metros. A altura é de 2,40 metros. Assim, os clientes regulares, como os serviços de entregas Hermes, também podem usar os sistemas sem problemas.
Mas antes de as máquinas começarem a trabalhar, os clientes podem usar as lanças de alta pressão que se encontram no suporte em frente aos sistemas de lavagem para remover a sujidade mais grosseira antes de entrar com seus veículos. De igual forma, também pode ser aplicada manualmente antes do arranque da máquina uma outra lança de spray para insetos e com produto de limpeza de jantes. O pagamento é feito aqui diretamente com moedas.
O programa de lavagem pretendido pode ser facilmente adaptado às necessidades por Burgert com a pressão de um botão. Tem à disposição sete programas de lavagem. Seriam possíveis mais, mas, em última análise, deve ser controlável para o cliente, explica. O pagamento é feito ao balcão do posto de combustível ou com cartão de cliente, diretamente no terminal do sistema. Além disso, os titulares de cartões beneficiam de preços mais vantajosos. Burgert estima que cerca de cinquenta por cento dos seus clientes utilizam o cartão de cliente. No entanto, muitos dos utilizadores de ambos os sistemas de lavagem são clientes regulares. O programa de lavagem é selecionado na loja ou no terminal, dependendo da forma de pagamento.
É escolhido, principalmente, o programa mais económico. Isto é o que também acontece com a Hermes. Os motoristas controlam regularmente ambos os sistemas com os seus veículos de entrega e selecionam sobretudo o programa de lavagem mais económico. Neste caso, o volume de veículos que aqui são lavados garante o respetivo rendimento, revela o operador.
Naturalmente, o espetáculo de luzes durante a lavagem não pode faltar. A aplicação da espuma é iluminada por pontos de LED de cores intermitentes. Os bocais de pulverização são alinhados para que a espuma seja aplicada da forma ideal sobre as superfícies, tanto nos veículos mais pequenos como nos maiores. E a manutenção dos bocais "Quick fit" é realizada facilmente, sem ferramentas e sem esforço, informa o fabricante.
Conforme a descrição do sistema, as tecnologias como o FlexControl regulam as escovas laterais SofTecs através de um comando aperfeiçoado baseado em sensores em combinação com inclinação progressiva. Em combinação com um diâmetro das escovas perfeitamente adaptado, é possível atingir uma profundidade de imersão elevada do contorno lateral com a pressão de contacto ideal - desde o rebordo do tejadilho às soleiras das portas. O sensor preciso e a tecnologia de controlo MultiFlex 2.0 permitem que as escovas laterais multidimensionais se adaptem de forma flexível à inclinação da traseira. Com eixos rotativos separados, as escovas laterais MultiFlex lavam com o máximo contato com o veículo desde a traseira do veículo até ao pilar C.
A sujidade muito forte e as superfícies irregulares dos veículos são processadas por bocais de pulverização de pontos rotativos. Estes TurboNozzles aperfeiçoados garantem a pré-limpeza ideal com um poderoso jato de alta pressão. Com precisão também na dianteira, traseira e, recentemente, na área das soleiras. Os ângulos de pulverização perfeitamente ajustadas garantem uma lavagem a alta pressão a toda a superfície. Na última passagem, é usado o secador de fluxo otimizado, o que garante resultados de secagem perfeitos com fluxo de ar aperfeiçoado e acompanhamento preciso dos contornos em todas as formas de veículos, porque os clientes prestam atenção especial se um veículo sai seco do sistema.
Em Achern, os dias mais movimentados são a sexta-feira e o sábado, mas devido ao alto potencial de clientes existentes, o sistema também está bastante ocupado nos dias úteis restantes. Mesmo nos dias mais movimentados, a fila de veículos na lavagem é "administrável", revela Burgert. "Não é como se estivessem dez veículos na fila, porque os dois sistemas compensam todo este movimento e uma lavagem demora, em média, dez minutos."
De acordo com Burgert, a resposta dos clientes aos dois novos sistemas de lavagem é incrível: "Os antigos lavavam bem, mas estes novos sistemas lavam ainda melhor". ron
"Continuamos na luta", afirma Rolf Burgert com otimismo, "é necessário oferecer cada vez mais aos clientes, antigamente bastava disponibilizar um sistema de lavagem. Hoje em dia, o pacote completo tem de estar à altura, ou seja, também a limpeza do próprio sistema."