+34 916 636 070
Email info[at]washtec.es
C/ Isla Graciosa, 1
28703 - S.S. de los Reyes - Madrid
España
Tel.: +351935367555
Pessoa de contacto: Nuno Rego
Melhores práticas da WashTec:
Optámos pelo sistema de lavagem moderno da WashTec porque permite lavar de forma automatizada. Os nossos motoristas podem utilizá-lo autonomamente, das 22 às 5 horas
A Spedition Diebel é um símbolo de tráfego de sistema pontual, eficiente e fiável na Europa. "Hoje temos 1600 caixas móveis próprias e 300 veículos tratores. Estão em público sempre que usados e devem realizar mais de 1000 serviços de transporte por dia em estado limpo”, explica o gerente Michael Diebel, olhando para a aparência exterior de sua frota de veículos. "Este também era o motivo para, no ano 2000, investir num sistema de lavagem próprio pela primeira vez" Diebel sabe exatamente o que é importante na hora de comprar tratores que pesam toneladas, mas com potência extremamente alta. Compreensivelmente, estava menos consciente dos recursos técnicos necessários para um sistema de lavagem de camiões moderno para a limpeza ideal de articulados e semirreboques de lona. Por isso, informou-se junto dos grandes fabricantes de sistemas de lavagem ainda antes do século XXI começar. Por fim, optou de forma consciente pela bem-sucedida e inovadora empresa de Augsburg, a WashTec, porque a tecnologia de sistema apresentada na época convenceu completamente o despachante Diebel de Kassel. Os resultados contínuos de limpeza de alta qualidade confirmam o quanto a sua decisão foi a correta. Ao longo de 15 anos, o pórtico para veículos comerciais lavou toda a frota da Diebel de forma extraordinariamente fiável.
Quem conhece realmente o senhor Diebel, sabe que ele pertence às empresas que representam a região: “Quando tomo uma decisão, não há dúvidas." Com isto, refere-se à WashTec como uma empresa fiável e à sua tecnologia de lavagem de última geração. O que precisava realmente para os seus transportes com operações em toda a Europa era "um sistema altamente automatizado, possível de utilizar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem avarias. Um sistema que fosse muito fácil e intuitivo de operar pelos motoristas e funcionários. Um sistema que permita um alto nível de limpeza dos nossos veículos e reboques."
Os que sabem que Michael Diebel dirige a sua empresa com autoconfiança e determinação não ficaram surpreendidos quando, em 17 de junho de 2015, os técnicos da WashTec voltaram a trabalhar na estação de lavagem de 25 metros de comprimento, seis metros de altura e seis metros de largura na sede da empresa em Kassel para instalar o MaxiWash Vario. Os especialistas da WashTec puderam começar imediatamente os trabalhos de montagem, porque o sistema antigo já tinha sido desmontado e enviado para a sucata. Também foram os próprios funcionários da empresa que renovaram a estação de lavagem imediatamente antes da montagem do sistema. Quando o camião especial descarrega as peças do portal com quase cinco metros de altura no corredor com precisão milimétrica, encontra paredes revestidas com resina epóxi duradoura e de cor clara. Em 19 de junho de 2015, a WashTec entregou o sistema de lavagem de veículos comerciais potente, robusto e económico.
"Optámos pelo sistema de lavagem moderno da WashTec porque permite lavar de forma automatizada. Os nossos motoristas podem utilizá-lo autonomamente, das 22 às 5 horas", afirma Michael Diebel e justifica: "80 % da nossa frota está na estrada durante a noite." Acrescenta: "Devido às dimensões da nossa frota, o sistema de lavagem tem que ser muito potente e, sobretudo, fiável, para lavar realmente bem as nossas 1600 caixas móveis." Em último caso, trata-se aqui da imagem da empresa no tráfego rodoviário. "Não vou negar", diz Diebel, "que temos de ganhar experiência com o novo sistema. Afinal, as avarias no sistema WashTec antigo eram causadas, sobretudo, por erros de operação. Devido à frota homogénea e à automação do novo sistema de lavagem, presumimos que estes erros de operação deixarão de acontecer”, explica Michael Diebel, olhando para o futuro e acrescenta ainda: "Depois de um ano de operação, podemos afirmar com certeza se o que criámos em 2015 foi um sucesso."
Michael Diebel prescindiu conscientemente de um contrato de manutenção. "Optámos por um bom sistema", afirma, prevendo um funcionamento fiável nos próximos anos. Não vê qualquer problema em realizar a manutenção com a prata da casa. Também porque a empresa não só tem uma oficina própria em Kassel, mas também um funcionário que é responsável por toda a tecnologia do edifício e que realiza atividades diárias de manutenção das instalações do pórtico de lavagem de acordo com os regulamentos. Assim, cria-se a base para uma operacionalidade contínua. Além disso, durante cada lavagem, os motoristas monitorizam o funcionamento correto. Além disso, os responsáveis controlam a estação de lavagem e a respetiva tecnologia uma vez por semana. No caso improvável de algo correr mal, os motoristas primem imediatamente o botão de paragem de emergência. Estão formados para voltar a colocar o sistema em funcionamento com base na lista de verificação existente. A WashTec só é chamada quando, por qualquer motivo, se trata de danos de maior dimensão. Mas de certeza que não vão chegar tão longe, porque Diebel exclui a existência de defeitos técnicos. "Assumimos um funcionamento permanentemente livre de avarias em conformidade com as instruções de manutenção do fabricante."
O gerente Michael Diebel pode certamente imaginar a terceira geração de lavagem de veículos comerciais da WashTec. Especialmente quando a tecnologia do sistema de lavagem é tão inovadora que "lava os tratores e as caixas em muito menos tempo, com um consumo de energia significativamente inferior e com os melhores resultados de limpeza".
Texto/Imagens: Bernd Fiehöfer