+34 916 636 070
Email info[at]washtec.es
C/ Isla Graciosa, 1
28703 - S.S. de los Reyes - Madrid
España
Tel.: +351935367555
Pessoa de contacto: Nuno Rego
Melhores práticas da WashTec:
Recebemos os melhores elogios dos nossos clientes. Quando, depois da lavagem, os clientes me perguntam se o carro não só foi lavado e cuidado mas também polido e descobrem que viram esse resultado desde sempre ou nunca o tinham visto, essas palavras encorajam.
Obrigado, WashTec!
O empresário Ingo Wischemann tinha vários bons motivos para querer planear e construir um parque de lavagem de veículos tecnicamente sofisticado com desempenho extremamente alto e uma vasta gama de serviços na Ochtruper Hauptstrasse 79. Por um lado, reconheceu a necessidade de clientes particulares e comerciais no local e nos arredores de um parque de lavagem moderno e sustentável do líder mundial de mercado WashTec, que oferece tudo em termos de tecnologia, o necessário e importante para a lavagem e tratamento perfeitos dos veículos. Ao avaliar a situação atual do mercado na época, constatou que eram usados na região exclusivamente sistemas de pórtico para a limpeza e tratamento de veículos. Por outro lado, já era proprietário do terreno. Além disso, como empresário, viu vantagens comerciais importantes e promissoras: a ligação à estrada federal 54 muito movimentada está apenas a um quilómetro de distância. A estrada liga a cidade neerlandesa de Enschede à cidade alemã de Münster. Um outlet local que permite que as pessoas dirijam até a pequena cidade na Renânia do Norte-Vestfália, oferece uma possibilidade de rendimentos adicional. "Quase todos os visitantes da nossa cidade que usam a B 54 para ir e voltar passam por aqui", diz o diretor operacional Sven Unruh, que começou a trabalhar em setembro do ano passado e trabalhou anteriormente como mecânico industrial. Nesta altura, a obra já decorria há bastante tempo, mas muitos trabalhos nos interiores ainda não estavam concluídos.
A licença de construção emitida em 2016 foi concretizada com o lançamento da primeira pedra do terreno com 5500 metros quadrados no início de dezembro de 2020. O próprio Sr. Wischemann e o comercial da WashTec responsável, o diretor regional extremamente experiente Thomas Bolz, tiveram uma grande influência no planeamento. "Ao olhar para o resultado, devo dizer que os dois criaram algo realmente bom", confirma Sven Unruh após nove meses de operação do parque de lavagem. Os lavadores de carros que se dirigem pela primeira vez ao grande parque de lavagem são bem informados e orientados desde o início. Sven Unruh descreve as regras de trânsito: "A entrada para o túnel de lavagem é feita no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, contornando a estação de lavagem e aspiração de aproximadamente 2000 metros quadrados.” Motivo: "Recebemos da cidade de Ochtrup diretrizes para evitar que os clientes em espera ocupem a estrada principal." Acrescenta: "Conseguimos ainda mais: Conseguimos retirar da área cerca de 70 veículos ao mesmo tempo."
O coração do parque de lavagem "Wi-Wash" é um túnel de 36 metros de comprimento com as mais recentes unidades de lavagem, tratamento e secagem da WashTec, que pode receber veículos com até 2,40 metros de altura e largura. O SoftLine2 Vario cumpre os mais altos requisitos na limpeza e tratamento de veículos. Os simpáticos funcionários da pré-lavagemrealizam uma pré-lavagem extremamente completa assim que o veículo chega a um dos dois lugares na área de pré-lavagem. Os clientes recebem aí um apoio importante, pois foram integradas no piso duas grelhas vermelhas, que por um lado os ajudam a chegar à posição de paragem perfeita e, por outro, acelera o procedimento de entrada. Na pré-lavagem, os funcionários trabalham com unidades de pré-lavagem da WashTec. Ao utilizar o módulo de pré-lavagem de alta pressão, obtemos resultados perfeitos durante o processo inicial e de dissolução da sujidade, mesmo em áreas de difícil acesso.
Poucos metros à frente, os veículos chegam à correia transportadora de plástico. O sistema transportador de pista única move os veículos pelo túnel de lavagem a uma velocidade definida. Os clientes são informados em primeiro lugar pelo portal de entrada personalizado Smart-LED – "Wi perfect", "Wi intensive", "Wi care", "Wi clean" são os nomes dos programas de lavagem formulados com precisão e encontram-se do lado esquerdo da construção em aço inoxidável retroiluminada com LED personalizada. Momentos depois, tem início a pré-lavagem com espuma FoamSensation, que apresenta um processo de aplicação com iluminação colorida, a toda a superfície do veículo e que torna a lavagem uma experiência para os clientes. Quase em simultâneo, tem início a pré-lavagem das jantes com espuma em ambos os lados. "Faz parte de cada lavagem", afirma o diretor da empresa. Quatro bocais de jato BPS pendulares com movimento ascendente e descendente demonstram a limpeza minuciosa e automática de todas as superfícies exteriores com alta pressão até 70 bar. Em seguida, dois rolos laterais a meia altura limpam rodas, soleiras e áreas laterais, só que agora com contacto, enquanto o primeiro rolo de teto começa a rodar e, pouco tempo depois, intervém no processo de lavagem. Dois pares de rolos laterais e um outro rolo de teto continuam a limpar o veículo de forma intensiva, eficiente e suave, dado que se deslocam linearmente em simultâneo e, assim, permanecem em contacto com as superfícies do veículo durante mais tempo e podem ser ajustados eletronicamente, ou seja, com exatidão. Entre os quatro rolos laterais e o segundo rolo de teto, o sistema de lavagem de rodas com um metro de extensão volta a realizar uma lavagem intensiva das jantes e das rodas. Após a lavagem, os veículos chegam à estação de tratamento: passagem por água limpa, aplicação de conservante, rolos de polimento. O secador de ventilador potente em design linear e que acompanha os contornos obtém excelentes resultados de secagem graças ao bocal rotativo no teto. Este não funciona apenas com economia de energia, mas também garante uma secagem lateral aperfeiçoada devido ao chamado efeito integral. A WashTec consegue-o adaptando a geometria do projeto do bocal do teto. O secador de rolos têxtil de três escovas após o secador de ventilador melhora ainda mais o resultado da secagem e realiza suavemente o polimento das superfícies do veículo. Finalmente, um secador de pano giratório diagonal como secador adicional cujas tiras de tecido macio absorvem as gotas participa no resultado de secagem muito bom. O semáforo de contagem decrescente da WashTec assinala aos clientes os impulsos até à saída perfeita do túnel de lavagem.
Os clientes que desejem limpar e tratar o interior dos seus veículos podem entrar na estação de cuidado após uma curva à direita. Aí, têm à disposição não apenas 16 postos de aspiração de grandes dimensões, com alimentação dupla dos tubos e alimentação de ar central adaptada às respetivas necessidades. "A vantagem reside sobretudo no facto de os nossos clientes poderem aspirar comodamente o interior dos seus veículos a partir dos dois lados", diz Sven Unruh. Esta é uma situação extremamente confortável, dado que a mangueira de aspiração deixa de ter de ser puxada sobre o tejadilho ou pelo interior. Para nós, este serviço intuitivo é uma grande vantagem em relação à concorrência". No exterior da estação, "temos outros oito postos de aspiração. São cobertos e possuem equipamentos adequados. Em quatro destes postos de aspiração, os nossos portadores de cartão de cliente podem carregar gratuitamente os seus veículos elétricos." Os restantes serviços disponibilizados na estação de tratamento incluem ar comprimido em cada posto de aspiração, quatro aparelhos para lavagem de tapetes, aparelhos modernos de teste da pressão do ar com visor digital e água limpa para reabastecer o depósito do sistema de lavagem dos vidros.
O túnel de lavagem e a estação de tratamento são separados por uma área onde estão situadas quatro boxes de lavagem self-service, a tecnologia de tratamento de água, uma sala de estar para os clientes e instalações sanitárias públicas. O JetWash da WashTec é o certo para oferecer ao self-service o desempenho do conceito SelfTecs de primeira qualidade. Assim, os sistemas self-service lavam e cuidam com uma aplicação direcionada de produtos químicos, ao passo que o processo de lavagem permanece simples. A base é a combinação de três etapas de lavagem e tratamento em SelfTecs Wash & Shine O conceito de cor estabelecido, que combina o visor e as mangueiras, facilita aos clientes a sequência do processo de lavagem e de tratamento. "Os nossos clientes estão verdadeiramente surpreendidos pela espuma volumosa que flui a alta velocidade da lança e com a sua consistência. Depois da lavagem com espuma, muitos passam imediatamente à sala, para comprar bebidas quentes ou frias ou algo para petiscar. Por isso, mandámos instalar duas máquinas de vending e celebrámos os contratos de serviço necessários. A sala de estar mobilada com mesas e cadeiras é bastante frequentada.
Outra particularidade é “a nossa oferta de serviços de venda aos nossos clientes de três panos de microfibra diferentes para que possam cuidar dos seus carros depois de lavados. Os panos podem ser comprados na caixa ou nas máquinas da estação de aspiração. Cada pano custa três euros. O preço do pano universal é pago apenas uma vez. Se o pano universal usado ficar sujo ou molhado, pode ser infinitamente trocado por outro limpo sem qualquer custo. Temos uma máquina de lavar e, quando o cesto fica cheio, esta é colocada a funcionar. Esta oferta é cada vez melhor recebida pelos nossos clientes. O segundo pano é especialmente indicado para vidros e espelhos. No entanto, é lavado pelo próprio cliente em casa. O terceiro pano, o nosso pano para habitáculo, é disponibilizado para a limpeza de superfícies interiores sensíveis", resume Sven Unruh.
Os atores da WashTec AG e da Wi-Wash GmbH envolvidos no projeto também planearam e implementaram o parque de lavagem de veículos com a sustentabilidade em mente. Até agora, o que provavelmente é único nos parques de lavagem na Alemanha é a gestão ecológica completa do telhado plano do pavilhão com um sistema integrado de gestão de águas pluviais, incluindo um acelerador de drenagem inteligente. O comando é realizado através de uma unidade Smart-Control-Flow. "Estão disponíveis cerca de 75 mil litros de água no telhado que são recolhidos nas chamadas caixas de retenção para regar as plantas silvestres. Uma unidade de comando controlada por computador monitoriza o nível da água em função do tempo atmosférico. Assim que o reservatório ultrapassa um determinado nível com água da chuva, o acelerador de frenagem abre e escoa automaticamente o excesso de água." As plantas absorvem a água da chuva através de capilares nas raízes. – Este sistema inovador oferece, sobretudo, duas vantagens: nos dias quentes de verão, o edifício não aquece devido à evaporação da água no telhado. E: As plantas convertem o dióxido de carbono em oxigénio devido às reações fotossintéticas da sua fase de crescimento. Além disto, o parque de lavagem de Ochtrup é alimentado com energia elétrica por um sistema fotovoltaico instalado no telhado do edifício. A energia elétrica produzida pode ser reservada em seis acumuladores no local, para que possa ser utilizada quando necessário ou integrada na rede de corrente. A lavagem ecológica também inclui o tratamento da água de lavagem com filtro de cascalho sustentável da WashTec, que atinge uma taxa de recuperação de até 85%.
O marketing profissional da Wi-Wash surpreende. A publicação de campanhas nos canais de redes sociais e uma apresentação abrangente de todos os serviços no website das empresas convidam jovens e menos jovens para uma lavagem e tratamento profissionais. O cartão de cliente "Wi-Wash" atrativo, pessoal e gratuito oferece aos clientes, entre outros, descontos, lavagens gratuitas e o uso gratuito das estações de carregamento de veículos elétricos. "Além disso, disponibilizamos uma "App Wi-Wash". Funciona de forma semelhante ao cartão físico, com a vantagem de poder ser carregada em qualquer lugar. Na fase de lançamento da App concedemos um bónus de 25% nos carregamentos, para estimular o uso da App como cartão de cliente digital. Do nosso ponto de vista, isto é um incentivo para que todos os clientes descarreguem a App e a utilizem ativamente. Uma App desenvolvida pelo fabricante do nosso sistema de faturação em cooperação com o nosso departamento de marketing, integrada diretamente no nosso sistema de cobrança", Sven Unruh descreve as vantagens do cartão. Acrescenta: "Recebemos os melhores elogios dos nossos clientes", e dá um exemplo: "Quando, depois da lavagem, os clientes me perguntam se o carro não só foi lavado e cuidado mas também polido e descobrem que viram esse resultado desde sempre ou nunca o tinham visto, essas palavras encorajam." Obrigado, WashTec!"
Text: Bernd Fiehöfer